Com 81 anos, Eudóxia de Barros faz show gratuito em Curitiba nesta quinta

Vencedor do 11º Edna, recital do pianista Gabriel Oliveira abre concurso de piano
10/09/2019
Bravíssimo traz show gratuito do Duo Palheta ao Piano para Medianeira
18/09/2019
Show all

Com 81 anos, Eudóxia de Barros faz show gratuito em Curitiba nesta quinta

A renomada pianista Eudóxia de Barros apresenta-se, nesta quinta-feira (12), às 20h30, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, em Curitiba. Com 81 anos de idade, ela é a convidada especial do 12º Concurso de Piano Edna Bassetti Habith, que até domingo (15) faz da cidade a capital brasileira do piano.

Ex-solista da Cleveland Philarmonic Orchestra, desde 1989 integra a Academia Brasileira de Música e é co-fundadora e atual presidente do Centro de Música Brasileira. Eclética e cuidadosa nas suas execuções, o repertório da pianista vai de Chiquinha Gonzaga e Osvaldo de Lacerda às obras de Bach, Beethoven e Chopin. 

Eudóxia de Barros é autora de livros e instrutora em diversos conservatórios pelo Brasil, a pianista tem até um Disco de Ouro no currículo, pela gravação de músicas do compositor Ernesto Nazareth. “É importante ter agora, em Curitiba, essa pessoa que, em toda a sua carreira, esteve preocupada com a divulgação da nossa música no exterior”, diz Ricardo Trento, diretor da Unicultura, que produz o evento em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba.

Em 2019, o 12º Edna – como já é chamado pelos músicos – bateu recorde de inscrições. São 75 músicos do Brasil e do exterior competindo em quatro categorias por reconhecimento artístico e R$ 29 mil em prêmios. O nome da competição é uma homenagem à professora Edna Bassetti Habith, que lecionou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. A maratona de audições segue até domingo (15) e todos os momentos do evento são gratuitos, bastando retirar os ingressos na Capela Santa Maria.

Organização
A 12ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith é um projeto realizado graças ao programa de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba. É organizado pela Unicultura (Universidade Livre da Cultura) e Trento Edições Culturais, com patrocínio das empresas Celepar e Rodoparaná e apoio do Icac (Instituto Curitiba  de Arte e Cultura).

SERVIÇO:

RECITAL ESPECIAL COM EUDÓXIA DE BARROS
Dia 12 de setembro, às 20h30. Entrada gratuita.

RECITAL DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO
Dia 15 de setembro, às 19h. Entrada gratuita.

AUDIÇÕES acontecem de 12 a 15 de setembro, a partir das 8h30. 

A Capela Santa Maria fica na rua Conselheiro Laurindo, 273, no Centro.