“Concerto das Rosas” apresenta clássicos orquestrados para arrecadar fundos para mulheres com câncer de mama

“Músicas do Portão pra Dentro” disponível para contratação por escolas
05/08/2014
Violinista da Orquestra Sinfônica de São Paulo participa de “Concerto das Rosas” nessa sexta-feira
09/10/2014
Show all

“Concerto das Rosas” apresenta clássicos orquestrados para arrecadar fundos para mulheres com câncer de mama

O grupo orquestral Ladies Ensemble apresenta, no dia 10 de outubro, no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), o espetáculo “Concerto das Rosas”. O repertório começa com As Quatro Estações, de Vivaldi, finalizado com Astor Piazzolla, Carlos Gardel e uma coletânea de temas brasileiros. O grupo é o único no Brasil composto exclusivamente por mulheres e está ativo desde 2008. São 16 musicistas das principais orquestras do Paraná, mais um maestro convidado, coordenados pela diretora artística Fabíola Bach. A apresentação do dia 10 contará com a participação do maestro italiano Alessandro Sangiorgi, e também da violinista Soraya Landin e da acordeonista Maryanne Francescon, campeã mundial junior na categoria acordeon diatônico (gaita ponto) no Campeonato Mundial do instrumento, realizado em Spokane, nos Estados Unidos.

O objetivo da apresentação é arrecadar verba para a compra de próteses mamárias para a reconstrução de seios, e também alertar para a importância da prevenção do câncer de mama. O projeto, realizado pela ONG Universidade Livre da Cultura em parceria com o jornal Gazeta do Povo, é lançado no mês de outubro em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Como é feito por meio da Lei Rouanet, empresas que quiserem ser patrocinadoras podem abater o valor investido de seu imposto de renda devido.

“Esse, em Curitiba, é apenas o primeiro concerto. A ideia é que o projeto seja itinerante e tenha programas anuais diversos, sempre de forma a levantar fundos para o tratamento de mulheres com câncer de mama”, explica o diretor-executivo da ONG Universidade Livre da Cultura, Ricardo Trento. “Ainda estamos em busca de empresas parceiras que patrocinem, por meio da Lei Rouanet, esse espetáculo e mais 25 concertos pelo Paraná”, conta.

Prêmio Cultura e Saúde

A UniCultura – Universidade Livre da Cultura é uma organização não-governamental, sediada em Curitiba, no Paraná. Seu objetivo é realizar projetos para o desenvolvimento humano por meio do equilíbrio entre os aspectos cultural, social, turístico, ambiental e econômico. A instituição desenvolve projetos e ações educativas para a reflexão sobre a transversalidade da cultura. Ainda produz, estimula e divulga pesquisas e práticas para a ampliação de conhecimentos sobre o desenvolvimento sustentável, privilegiando o processo integrado entre cultura, educação, saúde, desporto, meio ambiente, turismo e assistência social.

Em 2009, a Unicultura recebeu o Prêmio “Cultura e Saúde”, do Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Saúde, pelo projeto Trupe da Saúde – grupo de palhaços profissionais que visitam, semanalmente, cinco hospitais de Curitiba, provocando uma mudança no ambiente hospitalar.

Serviço:

Espetáculo “Concerto das Rosas”
Data: 10 de outubro
Horário: a definir
Local: Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), Rua Conselheiro Laurindo, s/nº
Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia)