Curitiba recebeu concurso nacional de piano, em sua nona edição

Unicultura tem inscrição aprovada no Conselho Mun. de Assistência Social
19/09/2011
Presidente da Universidade Livre da Cultura retorna às atividades
26/09/2011
Show all

Curitiba recebeu concurso nacional de piano, em sua nona edição

O jurado Felipe Valério e a pianista convidada Hanny Kam em recital a quatro mãos

O jurado Felipe Valério e a pianista convidada Hanny Kam em recital a quatro mãos

Nos últimos dias 1 a 4 de setembro, foi possível ouvir o som de belas sinfonias ao piano da Capela Santa Maria, em Curitiba. Aconteceu a 9ª edição do Concurso de Piano Profa. Edna Bassetti Habith, que trouxe à capital paranaense pianistas de todo o Brasil.

Apesar de as competições já terem começado logo cedo no dia 1º de setembro, a abertura solene foi na noite de sexta-feira (9) e ficou por conta de um concerto com Fernando Vago Santana, talento já conhecido no concurso desde 2010, pois foi o ganhador da 8ª edição.

Fernando tocou belamente músicas do seu repertório. Pôde se ouvir interpretações de Rachmaninnov, Chopin e Liszt, entre outros, abrilhantando a noite que inaugurava o concurso. Além da sonoridade do piano, quem esteve presente pôde ouvir as palmas calorosas, que aclamaram o vencedor da edição anterior, garantindo que a recepção do público foi positiva.

Para manter o evento no nível elevado que já se encontrava, no sábado (3) foi possível presenciar um recital a quatro mãos com os pianistas Hanny Kam, convidada especial da Karlsruher Musikschule e Felipe Valério, do Conservatório de Stuttgart – ambos na Alemanha. Felipe Valério, que já foi aluno da Profª Leilah Paiva, diretora artística do concurso, se juntou ao time dos renomados jurados Antônio Bezzan e Ingrid Seraphim, que já participam há anos do concurso.

A nona edição no concurso, que esse ano homenageou Almeida Prado, contou com as presenças ilustres do Dr. Paulo Habith, viúvo da Profa. Edna – a inspiração do concurso, Thaysa Pinheiro (Assistente de Comunicação da Brose do Brasil), Jaime Canet (diretor-presidente da Canet Jr. S/A) e Sérgio Charles Tubero (vice -presidente da Brose do Brasil), que discursaram em nome das empresas que deram suporte e apoio à realização do evento.

O evento encerrou-se com chave de ouro, com apresentações dos participantes vencedores de cada categoria, bem como a notícia, anunciada pelo Dr. Paulo, de que, para a décima edição, haverá uma nova categoria para pessoas especiais – com o objetivo de incentivar as ações de acessibilidade e promover a inclusão de todos no concurso.

Assim, com um desfecho impecável, o concurso, que teve o patrocínio da Brose do Brasil e Canet Júnior S.A. e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura e Mabu Royal & Premium Hotel, encerrou-se com um delicioso coquetel e com ares de celebração, tanto para os vencedores, para os homenageados com a menção honrosa e mesmo para quem não ganhou, pois não se tratava apenas de competir, mas de intercambiar ideias, agregando aos repertórios dos pianistas que competiram.

Para ver a lista dos ganhadores dessa edição do concurso e fotos do evento, clique no Site do Concurso

<a href=”TÍTULO”>ENDEREÇO</a>