Ministério da Cultura premia projeto paranaense de escola de Luthieria

Últimos meses para doar IR devido de 2012 para projetos culturais
31/10/2012
Marcelo Krause e Unicultura lançam Mares Tropicais
21/12/2012
Show all

Ministério da Cultura premia projeto paranaense de escola de Luthieria

O projeto Oficina Escola de Luthieria, da Unicultura, recebeu, no dia 13 de novembro, o prêmio Economia Criativa, do Ministério da Cultura. O projeto é um curso técnico de capacitação e formação em fabricação de instrumentos musicais com madeira de reflorestamento na região de Telêmaco Borba, e tem como justificativa a determinação da volta do ensino da música às escolas, que aumenta a demanda por instrumentos e a necessidade de independência da produção nacional.
Inscrita na Lei Rouanet, a Oficina ainda está em fase de captação, e será realizada em parceria com o Instituto Federal do Paraná. Os alunos serão selecionados por meio de indicação de programas sociais.

O Prêmio
Foram premiadas 50 iniciativas na categoria “Formação para Competências Criativas”, sendo a Universidade Livre da Cultura (Unicultura) a única do Paraná e uma das três do Sul do Brasil (veja edital aqui). Cada vencedor recebe um prêmio no valor de R$ 26 mil, como investimento no projeto contemplado.
A Universidade Livre da Cultura é uma ONG paranaense que propõe e realiza projetos culturais com apoio de empresas por meio de leis de incentivo e dedução fiscal. Esse é o quinto prêmio nacional que a instituição recebe desde sua criação, em 2008.
2009 – Prêmio Mídia Livre – Ministério da Cultura / Projeto Mostra Caixola
2009 – Prêmio Tecnologia Social – Fundação do Banco do Brasil / Projeto Trupe da Saúde
2011 – Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo – ISAE/FGV / Projeto Trupe da Saúde
2011 – Prêmio Cultura e Saúde – Ministério da Cultura / Projeto Trupe da Saúde