Premiado pela BBC, fotógrafo paranaense lança livro sobre fauna e flora do Pantanal

AVEduo lança CD “Ameríndia” em show dias 6 e 7 de fevereiro
03/02/2014
Livro “La Primera República de las Américas” é lançado hoje no Parlamento do Mercosul
07/04/2014
Show all

Premiado pela BBC, fotógrafo paranaense lança livro sobre fauna e flora do Pantanal

O fotógrafo curitibano Marcelo Krause lança, nos dias 11 e 12 de fevereiro, seu terceiro livro, “Pantanal Terra e Água”. A obra, que tem produção-executivada ONG Universidade Livre da Cultura, edição da Underwater Books e patrocínio da multinacional AkzoNobel, do Grupo Barigui Veículos e Berneck por meio da Lei Rouanet, levou sete anos para ser totalmente concluído. Engajado na preservação do meio ambiente, Krause traz em seu novo livro belas imagens da fauna e flora pantaneira, imagens que inclusive foram premiadas no Festival Mondial de L’image Sous-marine, no BBC Wildlife Photographer e no Itaú Avistar de fotos de aves.

No dia 11, o lançamento acontece na Livraria da Vila, em São Paulo, das 19h às 22h. No dia 12 acontece o lançamento em Curitiba, na Concessionária Fórmula Renault – Parque (Rua Otelo Queirolo, 216, Bigorrilho), das 19h às 21h30.
Krause foi o primeiro brasileiro a ter imagens premiadas no tradicional Mondial de L’image Sous-marine, em 2011, e hoje, aos 40 anos, é um dos maiores nomes em foto de natureza e foto submarina, com mais de 50 artigos publicados em revistas especializadas como Mergulho, National Geographic Brasil, BBC Wildlife Magazine e Náutica. Some-se a isso foto nomeada como Highly Commended no BBC Wildlife Photographer of the Year 2010, considerado o “Oscar” da fotografia de natureza e primeiro lugar da categoria profissional do concurso SOS Mata Atlântica do mesmo ano. Esse último foi ainda mais especial para o fotógrafo devido a seu trabalho de apoio a ONGs e projetos de preservação da natureza como Tamar, Meros Brasil e Ecoplan.
Sua paixão por mergulho e pela vida selvagem está presente na família desde seu avô, passando por seu pai e chegando a ele. Com seis anos ganhou sua primeira máquina fotográfica e aos nove já realizava mergulhos. Em 2004, lançou seu primeiro livro, sobre Fernando de Noronha, considerado até hoje o melhor trabalho fotográfico sobre a ilha. Em 2012, lançou o livro “Mares Tropicais”, com coloridas imagens das águas quentes e cristalinas de uma larga faixa que se estende do Trópico de Capricórnio ao de Câncer, nas latitudes 23,5 Sul e Norte do Equador – países como Indonésia, Brasil, Papua Nova Guiné, Arquipélago de Galápagos e Caribe.