A Trupe da Saúde está com vagas abertas para novos atores/palhaços

Presidente da UniCultura faz palestra no UNICURITIBA
07/12/2011
AVEduo & Convidados no Teatro do Paiol
05/01/2012
Show all

A Trupe da Saúde está com vagas abertas para novos atores/palhaços

O projeto Trupe da Saúde, que desde 2000 conta com uma equipe de atores profissionais caracterizados de palhaços para levar alegria às crianças e adultos hospitalizados, tem vagas abertas para novos atores. O trabalho consiste em visitar cinco hospitais de Curitiba de segunda a quarta-feira, das 14h às 16h30. Nas quintas, acontece uma reunião de auxílio terapêutico e oficina de sensibilização das 9h às 12h. O estagiário trabalha em um dia específico (normalmente às quartas-feiras) e serve também como “coringa” para substituir outro integrante caso necessário.

O Projeto Trupe da Saúde

Também conhecidos como loucologistas, os “doutores-palhaços” transformam, através da arte, o ambiente hospitalar – muitas vezes carregado – em um espaço lúdico, por meio da terapia do riso e técnicas de clown. A terapia do riso reduz o tempo de leito, a tensão e o estresse do paciente, pois é comprovado que o sorriso auxilia na recuperação de hospitalizados. O trabalho da Trupe melhora a política de atendimento dos funcionários e aumenta a qualidade de vida dos internos durante sua estada no hospital.

Por mês, mais de 1.500 crianças são atendidas, além de familiares e funcionários que entram na brincadeira e são envolvidos pelo trabalho. O objetivo é devolver para estas crianças, que passam por tratamento médico, o riso e a infância, às vezes, perdidos. O projeto da Trupe da Saúde já recebeu o Prêmio Cultura e Saúde 2010, do Ministério da Cultura, e foi indicado para o Prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil. Atualmente, o projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio de empresas como BD (Becton, Dickinson and Company), Peróxidos, Brose e SuperMax.

Outras informações

A seleção ocorre em duas etapas. Na primeira etapa, acontecerá uma pré-seleção a partir da documentação apresentada nas inscrições – que já estão encerradas – e a lista com os selecionados sai no dia 03 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão comparecer a uma oficina classificatória, de 6 a 8 de fevereiro. Serão selecionados dois atores, com formação de cadastro reserva para futuras vagas.

Serviço

Processo seletivo para o projeto Trupe da Saúde
Data de Inscrição: De 29/12/2011 até 29/01/2012
Oficina Classificatória: De 6 a 8/02/2012, no SESC Centro
Inscrições e mais informações: www.trupedasaude.com.br/selecao.php
Dúvidas: (41) 3023-2008