PATROCINE

Seja um patrocinador

Há quase uma década a Unicultura desenvolve projetos culturais nas variadas formas de expressão artística, promovendo empresas socialmente responsáveis e aproximando-as do seus públicos. Através das atividades culturais proporcionamos experiências de entretenimento, sensoriais e de contato que contribuem para o fortalecimento e vínculo do público com a sua marca, potencializando a percepção sobre o seu valor.

Possuímos expertise no desenvolvimento e execução de múltiplos projetos  através de Leis de Incentivo Fiscal e também via Patrocínio Direto.

Conheça as principais Leis:

Lei de Incentivo Municipal – Mecenato

Todos os anos, a Fundação Cultural de Curitiba lança edital para a inscrição de projetos culturais separados entre iniciantes e não-iniciantes. São aceitos livros, filmes, vídeos, espetáculos teatrais, exposições, CDs, publicações, cursos, palestras e shows. Todos são patrocinados por meio de incentivo fiscal: 20% da arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e/ou Imposto Sobre Serviços (ISS) podem ser revertidos para esses projetos.

Lei Rouanet

A Lei Rouanet é a principal lei que rege as políticas públicas para a cultura, nacionalmente. Empresas e cidadãos podem destinar, respectivamente, 4% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica devido e 6% do Imposto de Renda de Pessoa Física para projetos previamente aprovados pelo Ministério da Cultura. Empresas que desejem patrocinar devem escolher ou propor o projeto, realizar depósito e, mediante a emissão de recibo, comprovam o patrocínio no momento de declarar o imposto.

Lei de incentivo ao esporte

O Ministério do Esporte também tem sua lei de incentivo, em funcionamento desde 2007. As empresas podem destinar até 1% do Imposto de Renda que deveriam pagar para projetos esportivos previamente aprovados.

Fundo Nacional do Idoso

O Estatuto do Idoso permite aos empresários deduzirem até 1% do seu Imposto de Renda devido para efetuar doações para o Fundo Nacional do Idoso (nacional, estadual ou municipal). Pessoas físicas podem doar até 6%. Dessa forma são financiados projetos relacionados aos idosos.

Fundo da Infância e Adolescência

O Estatuto da Criança e do Adolescente instituiu um fundo especial para esses pequenos cidadãos, que tem como objetivo captar e investir recursos para a realização de programas de proteção e assistência aos jovens. Assim como no caso dos idosos, pessoas jurídicas podem doar até 1% do imposto de renda devido, e pessoas físicas podem doar até 6%.

Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo

O Estado de São Paulo permite abatimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para incentivo cultural. Por meio desse mecanismo, os contribuintes devem estar habilitados na Secretaria da Fazenda, escolher um projeto previamente aprovado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e destinar o patrocínio referente ao valor devido de ICMS.

Quer saber mais? Envie um email para unicultura@unicultura.com.br