PUTZ comemora 10 anos com lançamento de catálogo da produção audiovisual universitária

Universidade Livre da Cultura lança livro sobre o artista plástico Celso Coppio
21/10/2014
Mostra sentimental e lançamento do catálogo do putz – confira a programação
03/12/2014
Show all

PUTZ comemora 10 anos com lançamento de catálogo da produção audiovisual universitária

No dia 3 de dezembro, às 20 horas, será lançado no Cine Guarani o catálogo com as obras selecionadas em sete edições do PUTZ – Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba. O livro registra a história desse evento independente, que, de 2004 a 2010, reinseriu a cidade no roteiro brasileiro da produção audiovisual.
O acervo de audiovisuais, que estava espalhado pelas casas dos organizadores do PUTZ, foi recuperado e digitalizado. Com isso, mais de 1.300 vídeos, antes dispersos em VHS, mini-DV, VCD, DVD, CD, estão reunidos em HD e ficarão à disposição do público e de pesquisadores na Cinemateca de Curitiba.
O trabalho, que recuperou mais de 300 horas de material audiovisual, foi realizado pela Universidade Livre da Cultura em parceria com os coordenadores do catálogo, Leticia Fontanella e José Lazaro Jr. A intenção é que o material digitalizado possa servir de estímulo à continuidade do projeto, disponibilizando os vídeos em um ambiente de acesso a todos.

O festival
Conhecido como PUTZ, o festival foi criado nos corredores do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2000, com o objetivo de divulgar os filmes criados pelos alunos durante as aulas. Em 2004, no aniversário de 40 anos do curso, um grupo de estudantes, incentivados pelo professor Carlos Rocha, criou a primeira edição nacional do evento. Em dez dias de inscrições já eram mais de 90 produções dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco – nascia o PUTZ, Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba.
Em toda sua história, a mostra, independente, recebeu mais de mil curtas, entre obras de ficção, documentário, videoarte, videoclipe, reportagem, vídeos publicitários e institucionais, vídeos trash e videoclipes.
“O objetivo do projeto sempre foi divulgar a produção universitária, aquela que ainda não tinha espaço nem mesmo na internet para circular, imagina em uma sala de cinema. E durante sete edições o festival mostrou um panorama da criatividade daqueles que estavam aprendendo e experimentando técnicas e estilos”, avalia a coordenadora Leticia Fontanella. “A importância do PUTZ foi, sem dúvida, abrir este espaço para exibição e discussão sobre o audiovisual, como único representante da área no sul do Brasil. E também circulando pelo país, levando o que havia de melhor na produção regional”, resume.

Catálogos
Durante o lançamento, serão distribuídos para as equipes de realizadores dos filmes selecionados pelo PUTZ uma cópia do catálogo. Ao longo da semana, serão exibidos os campeões de cada categoria, ano a ano, de 4 a 7 de dezembro, no Cine Guarani, sempre a partir das 19 horas.

Serviço:
Data: 3 de dezembro, 20h – lançamento do catálogo e mostra especial
4 a 7 de dezembro, 19h – Mostras especiais: retrospectiva PUTZ
Local: Cine Guarani (Av. República Argentina, 3430 – Portão)
Entrada gratuita