Aprender a contar histórias
08/04/2011
Pessoas físicas podem investir em projetos culturais
18/04/2011
Show all

Trupe da Saúde nos hospitais

Os doutores-palhaços da Trupe da Saúde retomaram as visitas aos hospitais em março. E para iniciar os trabalhos de 2011, eles apresentaram gratuitamente a peça Vitamina nos cinco espaços atendidos pelo projeto.

Diversão. Desde 2000, é justamente esse o trabalho da Trupe da Saúde: levar semanalmente alegria a cinco hospitais de Curitiba – Pequeno Príncipe, Evangélico, Cruz Vermelha, Erasto Gaertner e Hospital de Clínicas. Com isso, a trupe transforma gradativamente o ambiente hospitalar em um espaço de riso, música, brincadeira, além de muita comunicação e entretenimento.

Por mês, mais de 1.500 crianças são atendidas – sem contar os familiares e até os funcionários que também entram na brincadeira e são envolvidos pelo trabalho. O objetivo é devolver para estas crianças, que passam por tratamento médico, o riso e a infância, às vezes, perdidos. Junto com a diversão, os atores aproveitam para ensinar métodos de prevenção de acidentes e doenças, de higiene e de alimentação saudável com a distribuição de revistas em quadrinhos com histórias didáticas.

É comprovado que a terapia do riso reduz o tempo de leito, a tensão e o estresse do paciente. Assim, acelera a recuperação, pois o sorriso é considerado um importante indicador de saúde. A Trupe da Saúde soma a isso um trabalho que visa melhorar a política de atendimento dos funcionários, que aumenta a qualidade de vida dos internos durante sua estada no hospital.

Atualmente, o projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio de empresas como Petrofisa, Yokohama, Brose, Bernec, Metalesp, Pferd, Conseg e o apoio de 5àSec, Restaurante Green Life e Academia H2O.

Vitamina nos hospitais

E na semana de 21 a 25 de março, os loucologistas apresentaram o espetáculo Vitamina para as crianças, familiares e funcionários dos hospitais. A peça já conta com três temporadas em teatros de Curitiba e fará uma turnê pelo estado na metade deste ano.