Últimos meses para doar IR devido de 2012 para projetos culturais

Economia criativa movimenta mercado de luxo de Curitiba
26/09/2012
Ministério da Cultura premia projeto paranaense de escola de Luthieria
22/11/2012
Show all

Últimos meses para doar IR devido de 2012 para projetos culturais

As pessoas físicas e jurídicas têm até o final do ano para fazer doações referentes a seus impostos de renda de 2012 para projetos enquadrados na Lei Rouanet. A destinação de verba funciona como renúncia fiscal: pessoas físicas podem doar 4% de seu IR devido e pessoas jurídicas 6%, sem que acarrete em ônus para si.
Para o diretor-executivo da Universidade Livre da Cultura (UniCultura), Ricardo Trento, os projetos culturais são fundamentais para que as empresas desenvolvam a comunidade onde atuam de forma sustentável. “O dinheiro investido em cultura fica dentro do próprio estado fomentando a economia. Cultura gera, sim, empregos locais, renda e, consequentemente, consumo retroativo à própria empresa”, afirma.

Últimos meses
As empresas têm até o dia 31 de dezembro para fazer o depósito no projeto escolhido ou desenvolvido, de modo que o benefício seja validado ainda em 2012 e descontado do imposto de 2013. Pagamentos realizados a partir do dia 1º de janeiro de 2013 já serão destinados apenas para projetos do mesmo ano, e descontados em 2014.
Algumas empresas ainda preferem fechar o imposto de renda mensal ou trimestralmente, assim organizando as finanças, evitando imprevistos e destinando verba para os projetos com maior freqüência. “A contabilidade de uma empresa não pode mais ser burocrática. Ela tem que perceber o contexto social de sua empresa, trabalhar junto com o marketing em favor da comunidade, e usar o potencial desse imposto tendo isso em vista”, afirma Trento.

Conheça os parceiros da Unicultura:


Conheça nossos projetos e apoie