Violinista da Orquestra Sinfônica de São Paulo participa de “Concerto das Rosas” nessa sexta-feira

“Concerto das Rosas” apresenta clássicos orquestrados para arrecadar fundos para mulheres com câncer de mama
26/09/2014
Universidade Livre da Cultura lança livro sobre o artista plástico Celso Coppio
21/10/2014
Show all

Violinista da Orquestra Sinfônica de São Paulo participa de “Concerto das Rosas” nessa sexta-feira

A violinista Soraya Landim, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) participa da apresentação única do “Concerto das Rosas, que acontece nessa sexta-feira (10), às 20h30, no Teatro Guaíra, em Curitiba. O repertório começa com As Quatro Estações, de Vivaldi, finalizado com Astor Piazzolla, Carlos Gardel e uma coletânea de temas brasileiros.

O objetivo da apresentação é arrecadar verba para a compra de próteses mamárias para a reconstrução de seios, e também alertar para a importância da prevenção do câncer de mama. O projeto, realizado pela ONG Universidade Livre da Cultura em parceria com o jornal Gazeta do Povo, é lançado no mês de outubro em celebração ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Como é feito por meio da Lei Rouanet, empresas que quiserem ser patrocinadoras podem abater o valor investido de seu imposto de renda devido.

O grupo Ladies Ensemble, que comanda o espetáculo, é o único no Brasil composto exclusivamente por mulheres e está ativo desde 2008. São 16 musicistas das principais orquestras do Paraná, mais um maestro convidado, coordenados pela diretora artística Fabíola Bach. A apresentação contará também com a participação do maestro italiano Alessandro Sangiorgi e da acordeonista Maryanne Francescon, campeã mundial junior na categoria acordeon diatônico (gaita ponto) no Campeonato Mundial do instrumento, realizado em Spokane, nos Estados Unidos.

“Esse, em Curitiba, é apenas o primeiro concerto. A ideia é que o projeto seja itinerante e tenha programas anuais diversos, sempre de forma a levantar fundos para o tratamento de mulheres com câncer de mama”, explica o diretor-executivo da ONG Universidade Livre da Cultura, Ricardo Trento. “Ainda estamos em busca de empresas parceiras que patrocinem, por meio da Lei Rouanet, esse espetáculo e mais 25 concertos pelo Paraná”, conta.

Soraya Landim
Soraya é integrante da OSESP desde 1999, e desde 2006 é integrante da classe de Chaim Taub, violinista e spalla da Filarmônica de Israel, onde morou por um ano, tendo sido convidada pelo maestro Gil Shohat para ser spalla da Israel Chamber Orquestra.
Iniciou seu estudos aos sete anos com seu pai, o violinista e luthier Jayme Landim. Aos nove anos ingressou na Escola Municipal de Música, sob orientação do violinista e spalla Claudio Cruz. Participou de diversos master classes com renomados violinistas como Chaim Taub, Dimitri Sitkovetsky, Leila Yosefovitch, Regis Pasquier, Midori. Também participou de diversos encontros de música de câmara e festivais de música e foi spalla de diversas orquestras.
Foi ganhadora e solista do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em 1995, e em 1999 da Orquestra Sinfônica Municipal. Também solou com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra de Câmara da USP, onde iniciou seus estudos universitários. Foi integrante das orquestras Experimental de Repertório, Sinfônica Litoral, Teatro Muncipal de São Paulo.

Serviço:

Espetáculo “Concerto das Rosas”
Data: 10 de outubro
Horário: a definir
Local: Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), Rua Conselheiro Laurindo, s/nº
Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia)
Venda pelo site do Diskingressos nos quiosques do Diskingressos dos shoppings Mueller, Palladium ou Estação e na bilheteria do Teatro Guaíra.