Walesa Iconográfica: as aventuras de uma garota nos centros das cidades

Trupe da Saúde percorre o Paraná
18/05/2011
UniCultura no Fórum PR de Tecnologias Sociais
08/07/2011
Show all

Walesa Iconográfica: as aventuras de uma garota nos centros das cidades

Quem estiver passando pelas ruas de Curitiba poderá se deparar com Walesa Iconográfica em algum lugar em torno do centro da cidade. Aliás, quem tiver interesse em encontrar propositalmente Walesa terá 50 chances: ela estará simultaneamente em 50 lugares e neles permanecerá até ser carregada por alguém.

Walesa é antes de mais nada uma anti-personagem em cinco versões criada e performada pela artista Giorgia Conceição. Cada versão de Walesa foi composta a partir da relação entre o corpo da artista e algum lugar nos arredores do centro de Curitiba. Um dos objetivos do trabalho é discutir as relações entre poderes que habitam esses locais, problematizado questões como a normatização das condutas: tanto em relação ao corpo, quanto ao gênero, crenças, tensões entre público e privado, entre outras.

A intervenção começou em 13 de junho no centro de Curitiba, com performances e uma vernissage, na qual o público pode ver desdobramentos de todo o processo do projeto através de registros fotográficos e audiovisuais. Mas, as obras podem ou não estar por aí.

O projeto Walesa Iconográfica: as aventuras de uma garota nos centros da cidade, realizado através de Lei Municipal de Incentivo à Cultura, envolveu diversas etapas desde seu início em junho de 2010.