fbpx

Estudantes de Curitiba participam de aula de formação de plateia em música clássica

Foto: Brunno Covello

Elaborado pela Unicultura, projeto Bravíssimo Concertos Didáticos realizará dez aulas de formação ao longo de 2024

Alunos e professores da rede pública de ensino de Curitiba acompanham na próxima sexta-feira (15/03), no Teatro da Vila da CIC, o Curso Formando Novas Plateias em Música Clássica. Com a coordenação pedagógica de Liana Justus, 250 alunos dos alunos das escolas municipais Margarida Orso Dallagassa, Joana Raksa e América da Costa Sabóia realizam exercícios de escuta e audições comparadas. As atividades fazem parte da contrapartida social do projeto Bravíssimo Concertos Didáticos e pretendem despertar o interesse pela música clássica e instrumental. Também participa das atividades o quarteto de cordas formado pelo músicos Pablo dos Santos Malagutti (violino), Karina Romanó (violino), Jhonatan Silva (viola) e Bruno Caetano (violoncelo). 

Ao longo do ano, serão realizadas dez aulas formativas com estudantes e professores da rede pública de ensino para o exercício de escuta atenta e orientada. Entre os objetivos do Bravíssimo Concertos Didáticos estão o desenvolvimento do senso crítico musical e a reflexão sobre o trabalho peculiar desenvolvido pelos artistas. A ideia central da iniciativa é despertar nos adolescentes o interesse pela música clássica e instrumental, ampliando seus repertórios musicais e refinando o gosto.

Em sua segunda temporada, o projeto busca agregar conhecimentos e informações básicas sobre a música clássica e com isso motivar a ida às salas de concerto. Segundo Ricardo Trento, diretor da Unicultura e idealizador do projeto, a ideia é proporcionar novas fronteiras do saber musical, juntamente com um desenvolvimento cultural. “Queremos despertar e desenvolver uma audição participativa, explorando os muitos modos de percepção através da escuta. Com isso, gerar uma interação participativa entre músicos de destaque e público leigo, criando elos associativos de simpatia e empatia”, conta Trento.

Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, o Bravíssimo Concertos Didáticos tem incentivo da Unimed Curitiba, Instituto Unimed e Laboratório Unimed

SERVIÇO:
Bravíssimo Concertos Didáticos
Data: sexta-feira dia 15 de março
Horário: 14h30
Local: Teatro da Vila da CIC
Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba